O “mito” do sexo no primeiro date
- Francisca Souza
- 24 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Será que existe hora certa para o sexo? A ideia de fazer sexo no primeiro date levam as pessoas a creem na perda de interesse caso alguém se entregue muito rápido, ou esta ideia é coisa do passado? Vamos refletir sobre isso?

O “mito” do sexo no primeiro date
Quando o assunto é sexo no primeiro date, infelizmente ainda é motivos para “críticas”. Para uns, sexo tem hora certa, para outros é necessário que haja conexão emocional.
Mas, será que tem uma regra ou não? Qual o melhor momento? Por que as pessoas criticam tanto o ato no primeiro date?
Eu sei, são muitos os questionamentos sobre o tema, e infelizmente o preconceito é real entre as pessoas. Que tal falarmos sobre isso???
O sexo no primeiro encontro em pleno 2023 ainda é tabu, pois envolve aspectos culturais e crenças que limitam as pessoas a pensarem "fora do círculo" sobre o tema.
O inconsciente coletivo leva as pessoas a acreditarem que, quem transa no primeiro encontro NÃO é "para casar". Ops! Se deu conta, que isso recai sobre "as mulheres" uma vez que os homens transbordam de testosterona e o alto grau de desejo sexual os levam a terem vários encontros sexuais sem culpa.
Não quero generalizar ou forçar a barra para um dos dois lados, mas vale a reflexão, pois a sociedade ainda enfatiza este tema com um viés negativo sobre as mulheres.
Agora te pergunto, por que uma mulher que transa no primeiro encontro NÃO SERVE PARA CASAR? Em contrapartida, um homem que transa em vários primeiros encontros, nada de negativo recai sobre ele, e a vida que segue.
Pesquisas realizadas pela empresa Lovehoney demonstrou que 49% das pessoas transam no primeiro encontro, porém, quando o estudo foi feito entre os gêneros, constatou que 59% dos homens transam no primeiro encontro em contrapartida apenas 43% das mulheres transam no primeiro encontro.
Entre as mulheres este número é significativo, pois em um passado não muito distante, esta possibilidade era remota, diferente dos dias atuais em que as mulheres estão mais emponderadas e "sexualmente" livres.
Conteúdo
E então, vamos pensar fora do círculo? O que você acha, pode ou não transar no primeiro date?
As "ideias" de que a mulher que transa no primeiro date não é levada "a sério”, não é "mulher direita" ou que "não serve para casar" ainda assombra o público feminino, mesmo com todo o empoderamento e a liberdade sexual atual.
Embora o tema cause certa pressão social sobre as mulheres, por outro lado, também têm a crença que " a transa no primeiro encontro" possa garantir continuidade na relação. Mas sabemos, que não é garantia de nada.
Por outro lado, vemos diariamente que a sociedade ainda defende a ideia de que a "mulher não deve" transar no primeiro date.
Mas uma vez, NÃO ESTOU GENERALIZANDO, só tentando te mostrar que esta é a dura realidade, pois, se fosse "natural" a mulher transar no primeiro date, não teríamos tantos gurus do mundo digital, ensinando que as mulheres não devem fazer sexo no primeiro encontro.
E por que eles ensinam isso? Porque de certo modo, faz parte do instinto masculino de "caçar”, se uma pressa é fácil demais, faz com que o homem perca o interesse rapidamente, se motivando a caçar outras pressas.
Aqui não tem nada a haver com a ideia social, e sim o instinto masculino de ser desafiado. Já parou para pensar nisso?
Tudo isso, gera um grande dilema na cabeça da mulherada, que tem medo do julgamento do parceiro e da sociedade, e o pior, pelo julgamento de si mesma.
Diferente das mulheres, o homem sofre apenas a "pressão" de ter um ótimo desempenho na primeira transa para impressionar, acredita?!
Sim ou não? Tem hora certa para isso?
A resposta para você é "DEPENDE", mesmo com todo o empoderamento feminino, os tabus citados acima, ainda mexem com as mulheres, desta forma, cabe a cada uma de nós sabermos o que é melhor e se estamos dispostas a "não se importar" com o julgamento das pessoas.
Outro ponto importante, é estar preparada emocionalmente, caso o primeiro date não passe de uma mera transa.
E sabemos que depois de todo date, principalmente após a uma transa, muitos esperam o "famoso" contato no dia seguinte, principalmente entre as mulheres, conforme mostra pesquisa realizada pelo Datafolha, 43% das mulheres esperam contato no dia seguinte contra apenas 14% dos homens. Esse contato pode ou não acontecer, e você mulher tem que ficar bem com isso.
Fazer sexo no primeiro date é uma questão de escolha, portanto, não se julgue caso aconteça. Saiba que não tem regra, aprenda a se expressar e alinhar as expectativas com o parceiro, fale sobre sexo e o que é importante para você.
Os parceiros que se expressam têm maior satisfação sexual e chegam a mais orgasmos. Quando você mulher se conhece, sabe o que quer e comunica isso, tudo fica mais fácil e prazeroso.
Por isso, é importante estar bem consigo mesma e com a autoestima elevada. Evite o sofrimento caso não tenha "estrutura emocional" para suportar um "chá de sumiço" depois do primeiro date em que rolou aquela transa.
Você tem a opção de dizer NÃO, caso não se sinta à vontade, entender seus limites é a chave. E diga SIM, caso esteja segura de si e dos seus sentimentos.
E lembre-se, não é porque você transou no primeiro date, que o parceiro (a) é obrigado a ficar com você. O sexo no primeiro no date, é uma escolha a qual você precisa estar consciente e segura disso.
Entenda isso e seja feliz!
Comments